Gestão & Liderança, Inovação & Criatividade

Design Thinking

Informações Gerais

Duração

14 horas

Modalidade

Live training

Investimento

280€ (Isento de IVA)

Destinatários

Esta ação de formação destina-se a todos os profissionais inseridos nas áreas de gestão de projetos, marketing, recursos humanos e empreendedores no geral que tenham interesse em adquirir e experimentar a metodologia de Design Thinking.

Objetivos

  • Aplicar a abordagem do Design Thinking para capitalizar o talento, criatividade, engenho e conhecimento do capital humano das organizações
  • Implementar ferramentas criativas e analíticas com maior uso nas abordagens Design Thinking para o entendimento de problemas e exploração de soluções
  • Criar, desenvolver, estruturar, planificar e implementar processos participativos e colaborativos de Design Thinking
  • Metodologia de Ensino

    A metodologia de ensino tem como base os métodos expositivo, ativo e demonstrativo, através de sessões síncronas via Zoom, com o apoio da plataforma Moodle InPeople By Companhia Própria, onde o formando poderá aceder a textos e/ou manuais de apoio, entre outra documentação.

    Metodologia de Avaliação

    Avaliação Contínua e Avaliação Final (teste/trabalho)

    Vantagens do Curso

  • Curso teórico e prático, voltado para a partilha e resolução de casos reais
  • Conte com Formadores de Excelência com vasta experiência na temática
  • Formação certificada DGERT com emissão de certificado através do SIGO
  • MÓDULO I

    Design Thinking Como Ferramenta Estratégica

    Enquadramento Teórico do Design Thinking;
    Origem, Principais Fundamentos e Evolução;
    Processos Criativos Como Ferramentas Estratégicas;
    Modelos de Design Thinking e as Suas Características;
    Tipologias de Perspetivas e o impacto estratégico.

    MÓDULO II

    Imaginação E Co-Criação – Introdução a Métodos para Partilha de Ideias no Processo Criativo

    O Processo de Design Thinking: Como usá-lo para gerar melhores ideias.
    Exploração: Brainstorming, Mindmap, Customer Experience Map.
    Criação: Personas, Storytelling, Use Cases.
    Reflexão: Service Blueprint, Brand Matrix.

    MÓDULO III

    Design Thinking Aplicado Aos Serviços

    Conceito e Definição: Explicação do que é e para que serve.
    Agentes de mudança: Identificação de drivers de mudança, reunir os detalhes que levam a pensar de forma ‘diferente’ o serviço.
    Service Preposition: Ou definição do problema, como chegar às soluções.
    Mapear Oportunidades: Depuração de requisitos, mapeamento temporal e touchpoints – Service Blueprint.
    Identificar experiências: Pensar de uma forma holística as interações com um serviço ou organização, identificar padrões, fraquezas e pontos fortes.
    Service Experience: Como mensuramos um serviço.

    MÓDULO IV

    Business Innovation

    Estratégia “Blue Ocean”: Curva de valor da minha empresa e dos concorrente.
    Propostas de Valor : Business Model Canvas, incluindo atividades-chave, parceiros-chave, recursos-chave, relação com consumidores, segmentos de consumidores, canais de venda e estrutura de custos e receita.
    Long Tail: Long Tail of events – Como 20% do esforço traz 80% do retorno.
    Modelos de Negócio: Diferentes modelos: Fremium, Subscrição, “pay as you Go”; broker, modelos abertos, etc.
    As 5 Forças de Porter : Que forças influenciam o meu negócio e como mudam ao longo do tempo: concorrência, fornecedores, ameaça de entrantes, ameaça de produtos substitutos e cliente.

    Curso teórico e prático, voltado para a partilha e resolução de casos reais;
    Conte com Formadores de Excelência com vasta experiência na temática;
    Formação certificada DGERT com emissão de certificado através do SIGO;

    Opinião dos nossos Formandos

    Informações Gerais

    Duração

    14 horas

    Modalidade

    Live training

    Investimento

    280€ (Isento de IVA)

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